Historia da Igreja

|

Igreja Nossa Senhora do Ó é um belo exemplar da arquitetura representativa do Século 18 e a arte contemporânea convivem em harmonia em Ipioca,  meados do século XVIII, durante a Invasão Holandesa, Ipioca ficou como centro de observação, por estar situada num ponto estratégico, com vista panorâmica para o mar. A Igreja de Nossa Senhora do Ó originou-se de um forte, construído pelos portugueses, A festa da padroeira faz com que todos saiam em procissão, fazem a festa na praça, com parque de diversões, rezam a novena na igreja e pagam suas promessas a Nossa Senhora do Ó. Essa realização já dura mais de um século, e sempre com a mesma devoção. Os católicos de Ipioca contam como se fosse verdade, a historia da imagem de Santo Antonio que caminhava entre a Igreja de Nossa Senhora do Ó e a capela do Engenho Velho. São detalhes que entusiasmam os mais devotos, como dona Maria de Albuquerque, que fala com entusiasmo do santo e de Nossa Senhora. Em dia de procissão os fiéis carregam a imagem dos dois. A própria historia da Igreja Secular, também é uma lenda, mas contada como se fosse verdadeira. Dizem que sua construção deve-se a uma promessa feita pelos portugueses, que, devotos de Nossa Senhora do Ó, se perderam no mar, e foram salvos. Ao chegarem em terra firme, construíram a Igreja no alto do local que depois virou o povoado de Ipioca. Dona Maria Albuquerque, também fala do túnel que havia entre a Igreja e o rio Lancha. Nesse rio, Santo Antonio navegava entre o Engenho Velho e o povoado. Ele ficava na capela do engenho, que foi derrubada. A imagem terminou na Igreja de Nossa Senhora do Ó. Mas, segundo a lenda, ele sempre voltava para o antigo lugar. As duas imagens terminaram na mesma igreja. A comunidade já tem um projeto de restauração do templo religioso.

0 comentários:

Oração a Nossa Senhora do Ó

Doce Virgem Maria, cujo coração foi por Deus preparado para morada do verbo feito carne pelas inefáveis alegrias da expectação de vosso santíssimo parto, ensinai-nos as disposições perfeitas de uma íntegra pureza no corpo e na alma, de uma humildade profunda no espírito e no coração, de um ardente e sincero desejo de união com Deus, para que o meigo fruto de vossas benditas entranhas, venha a nascer misericordiosamente em nossos corações, a eles trazendo a abundância dos dons divinos, para redenção dos nossos pecados, santificação de nossa vida e obtenção de nossa coroa no Paraíso, em vossa companhia. Assim seja. Amém.

Limpeza da Igreja

1º Semana Grupo de Catequese

2º Semana Acólitos e Grupo de Oração

3º Semana Grupo de Mulheres

4º Semana Ir. Cida e Grupo Gladiadores

Instituto Missionário da Misericórdia do Divino Pai Eterno

Instituto Missionário da Misericórdia do Divino Pai Eterno
CONJUNTO INOCOP DEPOIS DA CIDADE UNIVERSITÁRIA NA PRIMEIRA ENTRADA A DIREITA DEPOIS DO POSTO QUARTO DE MILHA. (82) 3322-2558 / 8845-4028 E-mail: missionariosdamisericordia@hotmail.com/ Site: http://institutodamisericordia.webnode.com.br/
 

©2009 Portal Igreja de Nossa Senhora do Ó | Template Blue by TNB